Virtualização de Desktops – O que é e quais os benefícios?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A Virtualização de Desktops é uma ferramenta tecnológica que permite utilizar uma gestão centralizada em um espaço corporativo.

Isso porque, substitui o uso de computadores em massa e você pode passar a usar aparelhos menores e com um custo reduzido, ou ainda dar sobrevida e a performance de um novo a equipamentos já defasados. Afinal, não será mais preciso ter uma um computador dedicado e potente para cada colaborador.

Outro ponto a se ressaltar é que, com a rápida obsolescência de equipamentos tecnológicos, a troca de computadores fica muito mais frequente.

Porém, por meio dessa tecnologia, a compra massiva de computadores equipamentos se torna rara.

O que é a Virtualização de Desktops?

Virtualização de desktops é um serviço onde você consegue parar de comprar computadores e peças eletrônicas que desgastam e precisam ser renovadas periodicamente para um serviço que te faz economizar energia e tempo.

Como funciona a Virtualização de Desktops?

Virtualização de Desktops

Ele junta vários desktops em servidores compartilhados e distribui de uma forma que aumenta o desempenho e reduz o custo de energia e de espaço.

Também possibilita o trabalho remoto e híbrido. Além disso, ajuda no dia-a-dia do home office e contribui na transformação digital.

Virtualização de Desktop local

Cria um segundo sistema operacional dentro da sua máquina, mas não permite que você economize nem potencialize seus resultados. Dessa forma, ela é usada por profissionais, que precisam testar a compatibilidade do seu software em plataformas diferentes ou ainda usar outros sistemas operacionais simultaneamente.

Virtualização de Desktops remota

Possibilita a utilização de um sistema operacional sem ter um desktop no local.

Isso possibilita o home office na sua empresa com segurança de dados pois os arquivos não saem do ambiente e isso restringe o vazamento de dados da sua empresa.

A velocidade aumenta muito quando você adota esse modelo, pois o fato do desktop virtual estar conectado diretamente aos servidores com uma performance muito alta de rede  aumenta a velocidade e a entrega de dados. 

A acessibilidade na Virtualização de Desktops é algo extraordinário:

Você pode acessar o ambiente de qualquer dispositivo.

Isso beneficia muito, pois aumenta muito a flexibilidade já que não existe a barreira de aparelhos e equipamentos de última geração.

Auxilia na gestão:

Além disso, centraliza os dados e ganha tempo gerenciando o ambiente de um único lugar. Dessa forma, otimiza o tempo sem perder eficiência, além de permitir o foco em estratégias e melhorias em vez de resolução de problemas.

Você ganha tempo:

Você vai ter muito mais tempo e muito mais investimento que iria para maquinário, agora direto pro caixa, com isso você ganha capital para investir em itens mais estratégicos.

Se sua equipe vai aumentar:

Você vai investir na sua empresa e vai precisar de mais mão de obra, inclusive, já que, o seu nível de estresse com maquinário vai ser próximo a zero, ainda vai ter o benefício de colocar novos colaboradores gastando pouco com equipamentos. Portanto você consegue aumentar muito a sua escalabilidade.

A plataforma de trabalho aumenta a produtividade?

Sim. Afinal, se trata de um tipo de espaço onde o processamento de dados é muito mais rápido. Não importa qual seja a idade do seu computador.

Algo que é muito vantajoso, já que elimina uma “frustração” da parte de seus funcionários. Estes, que muitas vezes esperam muito tempo por arquivos de tarefas muito simples e que não deveriam demorar tanto.

Quais os benefícios da Virtualização de Desktops?

Virtualização de Desktops

1 – Aumento da produtividade na sua empresa:

Ajuda muito, afinal, centraliza os dados e diminui o tempo para entrega das tarefas. Portanto economiza recursos e facilita muito a gestão da empresa, também ajuda na agilidade dos funcionários.

2 – Redução de Custos:

Por promover a unificação dos sistemas de gestão tecnológica, a Virtualização de Desktops ajuda na redução e controle dos custos. Já que com ela, não é preciso usar vários computadores e sistemas.

Aliás, por meio dessa tecnologia você também economiza na troca e compra de aparelhos tecnológicos, estes que não terá mais que fazer com tanta frequência.

Além disso, não irá precisar de nenhum desktop físico muito potente, algo mais simples e barato irá dar muito bem conta do trabalho.

3 – Flexibilidade:

Você consegue aumentar sua capacidade de trabalho sem desperdiçar com mau uso de memória, processamento etc.

Além disso, você precisa saber que uma das vantagens dessa tecnologia é a velocidade do upgrade. Afinal, é baseado em máquina virtual e nuvem. Na qual, não é necessário esperar chegar peças.

Da mesma forma, você paga  sob demanda, ou seja, o quanto for usando.

4 – Otimização do tempo:

Você pode trabalhar de forma remota e claro, não é preciso fazer manutenção sempre. Além disso, possibilita a continuidade do trabalho em home office se necessário. Algo que facilita muito no processo interno da empresa, ajudando toda equipe a se ajustar melhor.

5 – Como isso economiza tempo para minha equipe?

Existem várias razões pelas quais ela ajuda a economizar o tempo da sua equipe. Entre as principais estão:

  • Alta performance.
  • Sem impacto da obsolescência.
  • Flexibilidade.
  • Segurança.
  • Padronização.
  • Alta disponibilidade.
  • Entre outros.

6 – Aumenta a performance:

Te possibilita mais performance diária cobrando conforme o uso. Aliás, é muitas vezes mais barato que comprar algo que tem desgaste e manutenção a todo momento. Afinal, é algo que você irá precisar renovar sempre.

7 – Reduz o investimento em maquinário:

O investimento em maquinário pode ser muito reduzido. Afinal, o custo é dinâmico e de acordo com a quantidade de equipamentos e usuários.

É seguro?

Sim, todas informações ficam em um local centralizado, e os desktops virtuais aproveitam os já estabelecidos mecanismos internos de segurança da informação, sem precisar se preocupar de onde ou qual dispositivo está acessando.

Também assegura os dados caso o dispositivo seja roubado, evitando que pessoas com más intenções tenham acesso aos dados da sua empresa. Pois a computação é feita em servidores protegidos.

Como implementar?

Para que você implemente a virtualização de desktop, então, a primeira coisa que deve saber é que esse processo deve ser bem planejado para que não ocorra problemas por erros de implantação na sua empresa. 

VDI costuma ser bastante confundido como se fosse um tipo de virtualização. Mas no sentido literal da sigla (Virtual Desktop Infrastructure) representa todos itens necessários para que a virtualização de desktops ocorra. Como por exemplo:

  • Os servidores de virtualização.
  • Dispositivos que acessam.
  • As redes de comunicação.
  • Entre outros…

 

Ou seja, todos ambientes que possuem virtualização de desktops tem uma VDI, e por ser infraestrutura, costuma ser confundido com Virtualização de desktops on premises, onde o cliente é responsável pela gestão da infraestrutura. Em contrapartida existe o DaaS (desktop as a service) onde toda essa gestão fica por conta do provedor de serviços.

Para assim, fornecer desktops virtuais remotamente a todos os tipos de dispositivos conectados.

Com um desktop virtual, cada usuário tem uma imagem padronizada do desktop, que pode ser personalizada com aplicativos e dados, que pode ser replicada de forma instantânea para vários usuários.

Algumas das vantagens dessa tecnologia, são:

  • Segurança aprimorada.
  • Gerenciamento de desktop em uma organização.
  • Entre outros…

Ela te ajuda a implementar o home office de uma forma segura que aumenta o desempenho, diminui custos e ganha tempo.

Pensando nisso, veja as principais dúvidas que surgem sobre esse serviço:

“Posso usar no meu negócio?”

Sim, afinal, economiza tempo de sua equipe, energia e centraliza processos.

A Virtualização de Desktops funciona em qualquer internet?

Sim. Basta que a internet seja estável.

Posso contratar mais pessoas e gerar mais produtividade com o que economizei?

Sim, com certeza. Pois vai ter uma equipe mais eficiente e gastar menos tempo resolvendo problemas, podendo contratar mais pessoas em áreas estratégicas.

Vou ter mais lucro contratando a Virtualização de Desktops?

Sim, por estas razões:

  • Sim. Pois aumentam sua escala e o seu capital para investir.
  • A sua gestão fica muito mais fácil.
  • Você vai estar muito mais tranquilo para focar na sua empresa.
  • Sua equipe poderá trabalhar em home office (se quiser).
  • Você não se preocupa com maquinário, pois sabe que ele está em boas mãos.
  • Você evita vazar os dados.
  • Impede quaisquer invasões que deixam os sistemas inativos e que mancham a imagem da empresa

Além dos desktops virtuais, a Virti permite que você controle todos os aparelhos de forma centralizada.

Tem mais alguma dúvida? Se você quer entender mais ou precisa contratar os serviços de virtualização de desktops. Então, entre em contato aqui e saiba mais.

Se você gostou desse conteúdo compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Virti ERP

Virtualize sua aplicação e extraia o máximo de potencial do seu negócio!

Posts recentes