Você sabe como é possível reduzir o impacto de computadores antigos na sua empresa? Ou ainda, como a modernização do parque tecnológico no setor, é essencial para a melhoria da rotina de trabalho?
No texto abaixo você irá conhecer os riscos de se trabalhar com uma máquina antiga. Além disso, também verá quais são os recursos que você pode utilizar para melhorar a produção da sua equipe.
Afinal, novos recursos sempre serão lançadas e as empresas precisam atualizar os aparelhos. E claro, se adaptar também à essas mudanças.
Porém, isso demanda altos investimentos. Sendo, não somente de hardwares, como também de softwares.
Além disso, nem sempre as empresas têm recursos para atualizar os sistemas.
Então, veja quais os problemas de se ter uma máquina antiga na sua empresa:
Maiores riscos de vulnerabilidade:
É normal que um computador desatualizado tenham também, um software desatualizado. Isso acontece, muitas das vezes, não por opção, mas porque a máquina não suporta um novo.
Pode acontecer dessa melhoria não ser feita, se for colocada em segundo plano pela empresa.
Porém, isso não causa apenas perda de dados, como também, invasões e sequestro de informações. Além de até mesmo, podem gerar a suspensão total de uma empresa, causando grandes prejuízos.
Sendo assim, não atualizar suas máquinas pode causar um problema muito maior do que a maioria das empresas acreditam.
Ou ainda, muito pior do que você jamais imaginou. Mas que entenderá muito bem do que estamos falando, se for a vítima de algo assim.
Baixa Produção:
Então, como já mencionado, aparelhos mais antigos geram baixa capacidade de produção. Pois são mais lentos e travam com maior periodicidade, interrompendo o fluxo do trabalho, causando stress no ambiente de trabalho e atraso nas entregas.
Estudos realizados pela Intel constataram que computadores antigos podem aumentar em até 40% o tempo para entregar as atividades.
Por conta disto, eles podem roubar até 15 horas por semana de trabalho de cada funcionário.
Outro estudo encomendado pela DELL revela que “A mudança para um computador de qualidade induziu mais entusiasmo nos colaboradores do que receber uma recompensa financeira”
Sendo assim, conheça os principais métodos de como reduzir o impacto de máquinas antigos na sua empresa:
1) Equipe de TI:
Para manter os equipamentos funcionando, e implementar estratégias de manutenção corretiva, preditiva e preventiva. Então, a empresa pode ter um setor de TI ou terceirizar uma equipe especializada.
Empresas que não se preparam antes, sempre precisam ficar “apagando o incêndio”. Ou seja, têm problemas com frequência e acabam, em todos os casos, sendo pegos de forma desprevenida.
Me diz uma cooisa: A sua TI é estratégica ou só fica “apagando incêndios”?
Empresas que tem uma TI que se baseia em somente remediar e corrigir, então:
- Aumentam seus custos.
- Atrasam a entrega de seus projetos.
- Sofrem diversas outras consequências dessa falta de alinhamento.
As manutenções necessárias podem estar relacionadas a vários fatores, como por exemplo, substituição de peças, componentes que apresentam falhas ou desgastes.
Portanto, um dos pontos mais frequentes é a falha do software. Nesse caso, pode ocorrer do sistema operacional ter problemas e acabar sendo necessária uma formatação.
A manutenção preventiva deve ser feita de forma regular nas máquinas, a partir de coletas. Estas, que podem ser feitas periodicamente, tanto havendo o contato físico com o equipamento, quanto de forma remota.
Sendo assim, será melhor explicitada no próximo tópico.
2) Manutenção Preventiva para reduzir o impacto de computadores antigos:
O principal objetivo da manutenção preventiva é evitar que existam ações corretivas imediatas. Ou seja, evitar que você tenha dores de cabeça e que acabe se deparando com uma situação emergencial, que precisa ser resolvida em tempo recorde, para assim, evitar prejuízos.
Dessa forma, a prevenção permite o funcionamento máximo da sua potencialidade.
Além disso, é uma das principais maneiras de reduzir o impacto de máquinas antigas na sua empresa.
Entre os benefícios de se fazer uma manutenção antes do problema aparecer é:
- Evitar que problemas aconteçam.
- Aumento na performance dos aparelhos;
- Reduz os riscos de infecção da máquina por vírus e malwares;
- Economia na compra de peças.
Então, veja as principais práticas da manutenção preventiva:
- Remoção de poeira dos equipamentos: Evitando superaquecimento que podem danificar as suas peças;
- Troca de pasta térmica: Com o passar do tempo a pasta térmica fica ressecada e é necessário que seja feita essa troca. Pois a mesma auxilia na refrigeração dos equipamentos.
Remoção de Spywares e Malwares: Para melhor funcionamento do equipamento e maior segurança, é ideal que instale um antivírus de confiança. - Upgrade do Computador: Neste caso, o responsável técnico analisa a situação. Nesse caso, vendo se será necessário atualizar, como uma expansão de memória ou disco rígido.
Dessa forma, para ajudar a sua empresa a manter as operações atuando bem. Então, comunique a equipe por e-mail. Ou ainda, coloque no quadro de aviso uma lista com boas práticas. Afinal, isso ajuda a manter a rotina e a melhorar a produção.
Aliás, o período de manutenção preventiva não pode exceder mais de ano.
3) Aluguel de Equipamentos:
Algumas empresas optam por alugar:
- Computadores.
- Impressoras.
- Servidores.
- Ou ainda, estações de trabalho completas.
Como benefício, essa opção possibilita ter máquinas que você não precisa comprar. Dessa forma, não há gastos extras com assistência técnica de hardware.
Além disso, a produção do trabalho é menos impactada caso o computador seja danificado. Pois a empresa responsável oferece outro em troca.
Não é a opção mais barata, porém vale a pena analisar essa alternativa quanto ao custo e benefício para a sua empresa.
4) Atualizações automáticas de software:
Quando o software não é atualizado, então, não é possível usufruir das melhorias. Além disso, dessa forma não irá conseguir seguir o mercado. Da mesma forma que, poderá ter problemas de segurança e apuros do dia a dia.
Tenha uma rotina não só para a parte de hardware. Mas também para a parte de software. Assim, esteja sempre à procura de um ambiente e que seja o mais padronizado possível. Afinal, é preciso evitar conflitos.
5) Virtualização de desktops para reduzir o impacto de computadores antigos:
A virtualização é uma ótima opção para evitar ter que substituir de forma massiva, todos as suas máquinas. Além disso, é a solução que diminui os custos com TI.
A grande vantagem da virtualização é que todo o processamento dos dados ocorre externamente. Inclusive, podendo ser feito de vários servidores diferentes.
Pode, por exemplo, ser feito no data center da empresa. Onde já existe um ambiente adequado e protegido.
Da mesma forma, que essa parte de proteção pode ser terceirizada por uma empresa. Esta, que já deve ter toda a preparação para a criticidade das informações.
A empresa pode optar por Thin Clients de baixo custo, ao invés de adquirir aparelhos novos. Ou também dar sobrevida a máquinas já defasadas. Dessa forma, tendo terminais com a experiência de um computador novo.
Além disso, também não é necessário investir muito dinheiro com manutenções e atualizações.
Trocar as máquinas por opções mais avançadas nem sempre é a solução para algumas empresas. Em particular, devido ao alto custo para investir.
O Thin Client é um aparelho compacto, econômico, que executa todas as tarefas comuns de um computador.
Todo o processo é feito pelo servidor. Dessa forma, cabe ao Thin Client apenas a exibição na tela do que é executado.
Reduza o impacto de computadores antigos na sua empresa:
A Virti é uma empresa que possui um sistema moderno e que irá trazer para você, a transformação digital.
Você precisa fazer parte dessa mudança!
Então, diminua de uma vez por todas, o impacto causado pelas máquinas antigas da sua empresa. Basta clicar aqui e começar agora mesmo a ter todos esses resultados.
Agora, fica em suas mãos resolver ou não esses problemas. Quer melhorar? Então, inicie o avanço do seu negócio.