Desafios ao migrar um sistema ERP para Cloud

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Migrar um sistema ERP para Cloud é uma boa forma de otimizar o sistema empresarial. Porém, existem alguns desafios nessa ação.

O ERP é um sistema muito usado por empresas de todos os portes. Existem duas modalidades do sistema ERP: a versão on premises, que vamos chamar aqui de instalação local, que se localiza no próprio estabelecimento por meio de servidores. Esta, que na maioria das vezes precisa ter uma instalação em cada computador.

Ou ainda, o sistema baseado em nuvem, a Cloud, que fica hospedado em uma Cloud altamente protegida e disponível e é acessado como um site, pelo navegador web, sem necessidade de instalações nos computadores. Esse modelo vem crescendo bastante no mundo.

Dessa forma, se você, gestor, pretende aderir ao ERP cloud, está com certeza no rumo certo. Afinal, é um modelo muito vantajoso por conta da sua flexibilidade e mobilidade. Saiba mais sobre isso a seguir:

Como efetuar essa migração?

Desafios ao migrar um sistema ERP para Cloud

O primeiro passo para resolver a questão é entender os prós de migrar um sistema ERP para um Cloud.

O Cloud proporciona alguns benefícios como maior velocidade, além de ser um sistema mais seguro e com menos dores de cabeça que os seus concorrentes com instalação local.

Tudo isso torna a mudança um ponto muito positivo para sua empresa. Pois torna os processos internos muito mais velozes e flexíveis. Isso por sua vez, interfere no nível de produção dos seus colaboradores.

Este, que com certeza é um dos principais pontos ao migrar um sistema ERP para Cloud.

Existem duas formas de fazer esta migração:

1 – Trocar de ERP:

Literalmente abandonar o software utilizado atualmente e buscar um fornecedor que entregue o ERP através da cloud, é uma opção que deve ser feita com muito cuidado.

Afinal, pode mexer profundamente nos processos da empresa. Sendo assim, deve ser feito um planejamento rigoroso junto do fornecedor do novo ERP e se preparar para a resistência a mudança que haverá por alguns colaboradores.

Normalmente é um processo que leva tempo, mas que normalmente tem excelentes resultados em médio e longo prazo.

2 – Virtualizar o ERP:

Com a ajuda de um software auxiliar, transforma os programas do ERP com instalação local em Web, desta forma basta hospedar o sistema em Cloud e instruir os usuários a acessarem o sistema pelo navegador web, de qualquer lugar. O processo é muito mais rápido que uma drástica mudança de ERP, e para os colaboradores nada muda nos processos da empresa, ou seja, neste caso será raro a resistência dos colaboradores a mudança.

Todavia, existem outros passos para realizar essa migração. Veja abaixo algumas dicas.

Planeje cuidadosamente como migrar um sistema ERP para Cloud

O segundo passo para realizar a mudança de forma simples e sem eventuais problemas, é por meio de uma equipe especializada em TI. Alie o que uma equipe especializada tem de experiência com o que sua empresa precisa.

Dessa forma todos os modelos de trabalho serão postos na ponta do lápis na hora de instalar ou trocar o sistema ERP.

É imprescindível realizar essa mudança com uma equipe profissional ao seu lado, isso trará mais leveza ao processo.

Todavia, migrar para o modelo baseado em Cloud pode ser desafiador. Portanto é preciso cuidado, e também ter um bom planejamento sobre como será efetuado essa mudança.

Dessa forma, leve em conta os prazos que sua empresa já possui com clientes e todas as outras questões que precisam de atenção.

Avalie qual a melhor opção antes de migrar:

Antes de migrar de um sistema ERP para Cloud veja quais as principais funções que o sistema tem na sua empresa.

No sistema Cloud, tudo que existia no formato ERP deve se manter. O principal ponto a ser levado em conta é que no modelo Cloud todo o modelo tem que se tornar moderno e centralizado, tornando o trabalho mais fluido.

Fique de olho nos valores na hora de migrar um Sistema ERP para Cloud:

Desafios ao migrar um sistema ERP para Cloud

Outro ponto a ser levado em conta, e que deve ser estudado com cautela, tem a ver com os valores que a migração tem.

Leve em conta, que mesmo Clouds baratas, podem exceder o orçamento inicial. Isso porque durante o processo de migrar um sistema ERP para Cloud, pode haver necessidades de adaptações de recursos da sua empresa durante o processo migratório.

O caixa para realizar essa migração pode ser alto. Todavia, não pode prejudicar outras áreas da empresa.

Por isso, você deve fazer essa migração através de uma empresa especializada, que irá te auxiliar na redução desses custos e que tenha mais conhecimento na área, te deixando ciente de todo o processo.

Migrar um sistema ERP para Cloud com cuidado:

Tudo deve ser feito da forma mais cuidadosa possível. Sendo assim, é necessário efetuar a migração de forma planejada.

Primeiro de tudo, tente entender quais as necessidades de cada departamento. Somente quando as áreas da sua empresa se encontrarem estáveis é que você irá migrar o sistema ERP para Cloud restante.

Todavia, a escolha das primeiras áreas a serem migradas deve se baser baseada no que a empresa precisa.

Além disso, não se esqueça da importância que os sistemas ERPs instalados no local a empresa tinham, e qual sua importância para seu estabelecimento e seus funcionários.

Então, comece ligando os sistemas e passe a migrar o sistema ERP para Cloud de forma lenta. Isso mostrará como os programas usados se comunicam, para não deixar nenhuma conexão de lado. Portanto, você precisa tomar cuidado com os detalhes.

Cuidado com as possíveis falhas:

No início de qualquer mudança, existe um certo desconforto. Visando solucionar isso, busque treinar seus colaboradores.

Dessa forma, para efetuar essa ação de forma efetiva, avalie tudo que precisa de ajuste e busque criar um sistema baseado no que seu negócio, e seus funcionários, mais precisam.

Migrar um sistema ERP para Cloud:

Por último, a dica principal aqui é detalhar o processo. Isso vai tornar o passo a passo da transição mais fluido e mais simples.

Então, para migrar um sistema ERP para Cloud de uma vez por todas sem precisar trocar de ERP, você pode começar clicando aqui.

Se você gostou desse conteúdo compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Virti ERP

Virtualize sua aplicação e extraia o máximo de potencial do seu negócio!

Posts recentes