Como conectar filiais de forma segura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Tá pensando em como conectar filiais de forma segura, mas não sabe por onde começar? Busca saber conectar de forma prática e descomplicada? Quer se sentir seguro na hora de conectar suas filiais? Precisa saber todos os tópicos para conectar sua filial?

No post de hoje iremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre como conectar filiais de forma segura, com informações sobre os principais pontos e especificações, além de mostrar dicas que irão facilitar esse processo para você.

Confira nesse post tudo o que você precisa saber para conectar filiais de forma simples, prática e descomplicada.

 

Conectar filiais – Primeiros passos

conectar filiais

 

De início, para começar a conectar filiais, você precisa entender o que é a interligação de filiais. Dessa forma, a conexão entre filiais é uma forma de interligar suas empresas em toda extensão nacional e internacional, através de redes de tecnologia de ponta.

Mas, é válido salientar que organizar uma empresa em filiais não é simples. Por isso é necessário usar tecnologias adequadas para quando houver expansões, você não corra riscos.

Conectar a matriz a suas filiais garante um fluxo constante de comunicações de dados sem interrupção ou falhas, aumentando o controle sobre as unidades. Além de ampliar o compartilhamento de informações de forma segura.

Por isso, na maioria das vezes, a introdução de diversas unidades e filiais espalhadas por vários lugares do mundo, se torna essencial para o desenvolvimento crescente das empresas.

 

Principais soluções para conectar filiais de forma segura

Atualmente, existem várias opções para conectar suas filiais de forma segura. Neste artigo vamos falar sobre as principais, são elas as redes VPN, Ponto a Ponto e MPLS, cada uma tendo suas especificações.

Confira agora as diferenças entre as redes, além de descobrir qual a melhor opção para você e sua empresa.

 

VPN:

conectar filiais

A rede VPN (Virtual Private Network), rede particular virtual, é uma forma de conectar suas empresas e computadores através da internet. Por isso, a rede VPN é bastante indicada para o serviço de proteção de dados da empresa, pois funcionários de onde estiver podem acessar as informações.

 

No entanto, algumas empresas ainda mantêm o receio de aderir o VPN por ele ser totalmente virtual. Porém, ao contrário do que muitos pensam, a rede VPN é a solução mais confiável encontrada nos dias de hoje. Isso acontece porque os pontos interligados e os dados demonstrados são encapsulados e criptografados.

 

LAN to LAN ou Ponto a Ponto:

conectar filiais

Ao contrário da VPN, a rede LAN é uma rede local e não virtual. Portanto, a rede LAN é indicada para conexões físicas com empresas menores e que não estejam muito distantes, os limites podem chegar a mais de 100KM.

Dependendo de como for implantada, a rede LAN to LAN também é uma solução segura que garante controle e transparência na transmissão dos dados. A rede também possui um grande diferencial na disponibilidade e qualidade nas transferências, garantindo maior performance.

Para se estabelecer uma conexão ponta a ponta o mais comum é utilizar uma das duas principais tecnologias: wireless e fibra ótica.

Na tecnologia Wireless é feito uma conexão entre dois pontos através de rádios ligados a antenas, em uma comunicação bidirecional, ou seja, o primeiro rádio pode transmitir e receber dados para o segundo rádio e vice-versa.

Como é utilizado a atmosfera como meio, este tipo de tecnologia pode estar sujeita a interferências e também restrições de frequências e potência dos rádios pela legislação do país que está sendo utilizado. Em distâncias maiores são utilizados pontos intermediários que replicam o sinal e dão ganho para que pontos mais distantes consigam receber/enviar dados.

Na tecnologia de fibra ótica, as informações são transmitidas e recebidas por cabos de fibra ótica, sem dúvida é a opção que possui maior performance, porém pode ter custo elevado. Neste caso é necessário que os cabos sejam instalados por todo o caminho entre os dois pontos, de preferência usando um ou mais caminhos alternativos, para evitar indisponibilidades caso um destes cabos se rompam.

 

MPLS

conectar filiais

A MPLS é uma tecnologia normalmente oferecida por empresas de Telecom que já possuem uma infraestrutura robusta de comunicação, diferente das redes ponto a ponto, a MPLS escolhe sempre o melhor caminho entre dois pontos de modo a otimizar o tráfego de dados, desta maneira pode se conseguir maior performance com menor tempo de resposta (latência).

É muito utilizada por empresas que possuem filiais espalhadas por uma região geográfica coberta pela empresa de Telecom escolhida pelo cliente. Tem a vantagem de ser entregue como serviço e toda a manutenção da rede fica por conta do fornecedor.

 

É possível que apenas a internet seja um local seguro para conectar filiais?

 

A internet pode até ser um local de fácil acesso e de rede pública, mas sem usar uma VPN, a resposta é não. Isso ocorre porque a internet é justamente uma rede pública, ou seja, há mais riscos de serem acessados por outras pessoas.

Ao contrário da rede VPN, a Internet não garante a criptografia dos seus dados. Sendo assim, a segurança das suas empresas e filiais fica em risco, porque informações não criptografadas podem ser lidas ou alteradas por qualquer um que intercepte essa comunicação.

 

Comunicação entre colaboradores:

 

Um dos principais pontos para conectar filiais de forma segura, é a comunicação entre os colaboradores. Por isso, mesmo distantes, a comunicação entre os parceiros é de suma importância.

O compartilhamento de informações deve ser um ponto de atenção na empresa, aqui, é válido investir em canais únicos de informações e centralizar os dados para que os funcionários se comuniquem de forma segura sem maiores problemas.

A verdade é que, a falta de segurança no compartilhamento de informações, coloca a empresa em situação vulnerável e de risco, além de diminuir a produtividade e a otimização da administração das empresas. Sendo assim, a ausência de um canal seguro de comunicação limita os resultados das companhias, principalmente porque, nos dias de hoje, o desempenho dos negócios estão totalmente conectados com o crescimento e a dinâmica das empresas.

Agora que você conhece as principais formas de conectar filiais de maneira segura, escolha a que mais se adequa a necessidade da sua organização. Se quiser conhecer um pouco mais sobre como a tecnologia da Virti minimiza a complexidade e melhora a eficiência da comunicação entre filiais, fale com a gente.

 

Desafios na hora de conectar filiais:

 

Como tudo na vida, os desafios na hora de conectar filiais são vários. Portanto, um dos principais obstáculos na hora da conexão é a distância física, porque diversos funcionários não conseguem interagir entre si no horário de trabalho.

Entretanto, as empresas que ainda não possuem conexão entre suas unidades correm grandes riscos. Isso acontece porque tarefas podem ser executadas de maneira distintas entre as filiais e a matriz, fazendo com que haja interpretações e compartilhamentos errados entre elas.

Assim, essa separação pode gerar desperdícios de recursos e de tempo, fazendo com que a empresa seja mal vista e massacrada, principalmente pela imprensa.

Se você gostou desse conteúdo acesse também quais os benefícios de utilizar uma rede VPN em sua empresa, aproveite também para nos seguir no Instagram e acompanhar todas as novidades na integra. Até a próxima!

Se você gostou desse conteúdo compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Virti ERP

Virtualize sua aplicação e extraia o máximo de potencial do seu negócio!

Posts recentes